Pecuaristas dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul agora têm uma grande oportunidade para melhorar a qualidade genética de seus rebanhos. A Associação Brasileira de Angus e Ultrablack e a Associação Brasileira de Brangus firmaram uma parceria com o Sebrae para oferecer avaliações genômicas com desconto de 70%.
Com o subsídio, o teste completo para as raças Angus, Brangus e Ultrablack passa a custar apenas R$ 45,50. Os resultados saem em até 60 dias e podem ser integrados ao Promebo (Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne) ou outro sistema de avaliação escolhido pelo produtor.
Segundo Ândrea Plotzki Reis, coordenadora de projetos técnicos da ABB, a análise genômica ajuda o criador a escolher, desde cedo, os animais com maior potencial produtivo e reprodutivo. “É possível tomar decisões mais precisas, principalmente com touros jovens, sem precisar esperar pelo desempenho no campo”, explica.
A coleta do material genético deve ser feita pelo próprio criador, utilizando pelo com bulbo ou cartilagem da orelha. Junto à amostra, devem ser enviados dados como sexo, tatuagem, data de nascimento e registro do animal, se houver.
No Paraná, os interessados devem procurar a Associação Brasileira de Brangus pelo telefone (67) 99836-4532 ou e-mail [email protected]. Já os criadores de Angus devem encaminhar as amostras para a sede da associação em Porto Alegre (RS), com mais informações disponíveis pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 9809-6806.