09/12/2022 às 09h19min - Atualizada em 09/12/2022 às 09h19min

Gripe aviária coloca Santa Catarina em estado de alerta

Santa Catarina, que tem no segmento aviário uma de suas maiores receitas, reforçou nesta semana as medidas de segurança para evitar a entrada da gripe aviária ou influenza aviria no estado. A medida foi tomada após as notificações da doença nos Estados Unidos, Colômbia, Equador, Peru e na Venezuela. A informação é da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural.

O estado é o segundo maior produtor e exportador de carne de aves do Brasil, possuindo um plantel de mais de 132,3 milhões de frangos. Com a doença batendo à porta, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) iniciou mobilização para orientar os produtores rurais e evitar que a doença atinja os plantéis.

“A influenza aviária traz muita preocupação para Santa Catarina e também para todo o país porque esta doença pode colocar em risco toda a nossa produção comercial de aves. Governo do estado e iniciativa privada estão trabalhando em conjunto para reforçar a biosseguridade nas propriedades, o controle nos acessos e também os planos de contingência. Precisamos agora estabelecer uma comunicação clara e assertiva, não só com os produtores, mas com toda a sociedade catarinense porque precisamos evitar que o vírus circule em nosso país”, disse o secretário da Agricultura, Ricardo Miotto, em nota.

Os especialistas estão fazendo uma campanha de esclarecimento sobre a doença com o uso de mensagens de áudio, pincipalmente para os produtores que têm aves apenas para a subsistência. No material, as autoridades informam como preservar a saúde dos animais e o que fazer em caso de suspeita da doença.

A maior preocupação é com as aves silvestres migratórias. Elas são o vetor de um continente a outro. O produtor deve evitar o contato entre os dois grupos de ave, além restringir visitantes aos aviários. Os funcionários devem utilizar roupas exclusivas para ingressar no aviário e os veículos devem ser limpos e desinfetados antes da entrada e na saída dos estabelecimentos.

A influenza aviária nunca foi detectada no Brasil. Nos Estados Unidos, mais de 50 milhões de aves já morreram. A Europa passa pelo maior surto de gripe aviáriajá registrado.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que recomendou suspensão de visitas a granjas para evitar a doença, emitiu um comunicado de alerta ao setor avícola brasileiro e atualizou o protocolo de biosseguridade. Os produtores podem acessar o material completo com as orientações e os procedimentos.

A carne de frango é o principal produto da pauta de exportações de Santa Catarina. O estado é o segundo maior produtor e exportador do Brasil. São mais de 5 mil avicultores dedicados à produção de aves de corte, concentrados nas regiões oeste e meio oeste. Em 2021, foram mais de 580 mil toneladas de carne de frango vendidas para 129 países, quando o estado faturou US$ 1 bilhão com os embarques.

Da Redação, com CarneTec

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.