O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou nesta terça-feira (22) um acordo sanitário entre o Brasil e o Paraguai para o favorecimento do intercâmbio de informações sobre saúde animal e trabalhos de vigilância epidemiológica conjunta na fronteira entre os países.
Em nota, o ministro Marcos Montes informa que “o memorando será um relevante instrumento de cooperação na área de saúde animal, pois Brasil e Paraguai possuem desafios semelhantes, em especial, nas regiões fronteiriças”.
Segundo o documento, a atuação conjunta dos dois países será nos municípios que estão localizados na fronteira e, principalmente, nas entradas e saídas das divisas entre os territórios, onde haverá ações das vigilâncias sanitárias para cargas que transitam entre o Brasil e o Paraguai.
São dois os problemas mais imediatos que ambas nações procuram evitar - a Gripe Aviária e a Peste Suína. O Brasil continua sem registrar casos dessas e outras doenças animais, favorecendo sua competitividade como exportador de carnes nos mercados globais.
Da Redação, com CarneTec