Após estabilidade, mercado do boi registra queda e pecuária vive insegurança política

10/11/2022 09h36 - Atualizado em 10/11/2022 às 10h53

Após passar por estabilidade na semana passada, o mercado do boi gordo registrou queda de R$ 3 a arroba nos últimos dias. Os dados são apresentados pela analista de mercado da Scot Consultoria e engenheira agrônoma, Maria Eduarda Garibaldi.

Segundo a especialista, a baixa de bovinos terminados e a diminuição dos abates por parte das indústrias, que estão com escalas fechadas até o fim de novembro, são fatores que levaram a este cenário. O mercado físico também deixa de ser aproveitado pelo setor, que está recebendo animais comprados em contratos fechados anteriormente.

O cenário político também influenciou no mercado. As paralisações das rodovias em decorrência de manifestações populares em algumas regiões do país dificultaram a chegada dos bovinos até os frigoríficos, interrompendo os negócios. Pecuaristas já se encontram receosos com o futuro da pecuária.

Ainda segundo a Scot Consultoria, a exportação da carne bovina vem se intensificando. Em outubro, foram embarcadas 118 mil toneladas de carne, que renderam receitas de R$ 1,1 bilhão.

Até o mercado se definir, os preços podem aumentar ou se desvalorizarem. Para que o mercado volte a registrar alta, as indústrias precisam abater mais e necessitar de matéria prima ou se manter com viés de baixa, caso se mantenha a diminuição diária dos abates.

Tags »
Notícias Relacionadas »