O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) anunciou que a utilização dos frigoríficos no Mato Grosso caiu 3,04% em agosto em relação a julho deste ano. Ainda assim, o Imea afirma que o número de abates ficou praticamente estável.
O relatório afirma que “mesmo com o alto volume de abates no estado, o maior número de dias úteis ante o mês passado (julho) fez com que houvesse uma maior distribuição dos lotes de bovinos”.
A utilização total caiu dois pontos percentuais e chegou a 51,18%. Ela é registrada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).
Já a utilização operacional dos frigoríficos caiu 8,94 pontos percentuais, chegando a 60,6%. A queda foi impactada pelo fechamento de um frigorífico na região noroeste do estado.
Somadas todas as plantas do estado, o Mato Grosso abateu 454,67 mil cabeças em agosto. Em julho foram 455 mil. Para setembro, o Imea acredita em uma redução total nos abates. Há uma menor oferta de animais terminados em pleno período de seca, impactando a atividade.
Da Redação, com CarneTec