Na coluna Gestão Robusta desta sexta-feira, o jornalista especializado em agronegócio, André Casagrande, apresenta uma técnica para aferir o quanto um gado emite de gás metano.
André comenta que a técnica de Prova de Emissão de Gases (PEG) é um método usado pela Embrapa Pecuária Sul para medir a emissão de metano por reprodutores bovinos. O teste é realizado em ambiente de confinamento e busca identificar os animais com menor emissão de gás por quilo de alimento consumido.
André diz que a emissão de metano entérico é determinada individualmente, por cinco dias seguidos, por meio de um medidor que fica acoplado ao animal. Cada animal é avaliado duas vezes, e a média das avaliações será o resultado expresso em gramas de metano emitidas por dia.
André usa as palavras da pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Cristina Genro, que lembra que “Como o gás metano tem uma vida mais curta na atmosfera, cerca de 12 anos, e a pecuária é a principal fonte de emissão deste gás, creio que devemos priorizar, nessa atividade, ferramentas que podem ser utilizadas para reduzir ao máximo esse gás na atmosfera”.
Casagrande conclui ressaltando a importância do manejo da pastagem como uma ferramenta importante, com o uso de forrageiras de boa qualidade, de maior digestibilidade, menor fermentação, melhor aproveitamento do alimento e baixas emissões.
Ficou interessado e quer saber mais? Clique aqui e tenha acesso à coluna completa. Boa leitura!