O engenheiro agrônomo João Menezes, em sua coluna Mais Arrobas desta quarta-feira, dia 03, fala sobre o uso do milho como principal componente em dietas de confinamento de corte e leite.
Menezes lembra que o grão é uma boa fonte de energia, porém resulta em perdas e menor eficiência por conta da condição de priorização agronômica por grãos duros, o que diminui a degradação ruminal.
João também diz que o milho é o principal grão usado por sua elevada oferta e valor nutricional e, pelo fato do Brasil priorizar questões agronômicas, o milho duro é mais utilizado por ter um endosperma que protege o amido e diminui sua degradação ruminal.
Menezes relembra que o processamento mais utilizado no Brasil é a moagem, que pode ser fina ou grosseira e resulta no aumento. Mesmo sendo o mais utilizado, João diz que o processamento que proporciona melhor aproveitamento é a floculação, porém é mais cara e, consequentemente, pouco utilizada no Brasil.
João conclui ressaltando a importância do processamento para o melhor aproveitamento do amido do grão e dizendo que o método de melhor custo-benefício é a ensilagem de milho úmido e reidratado.
Ficou interessado e quer saber mais? Clique aqui e leia a coluna completa!