14/11/2024 às 12h52min - Atualizada em 14/11/2024 às 12h52min
Carcaça bovina registra preço recordista acima de R$ 22
Queda do desemprego e aproximação das festas elevam procura e aumentam os preços no atacado
- Da Redação, com Cepea
Foto: Arquivo / Agência Brasil O preço do quilo da carcaça casada bovina ultrapassou a marca dos R$ 22 desde o início de novembro, atingindo recordes diários, de acordo com os dados mais recentes do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
A alta nos preços é atribuída a uma demanda aquecida, impulsionada por fatores macroeconômicos, especialmente a redução do desemprego, e pela proximidade das festas de fim de ano, que tradicionalmente geram aumento no consumo de carne bovina. O levantamento do Cepea aponta que a busca intensa por abastecimento em antecipação à demanda das festividades elevado os preços no atacado de maneira expressiva.
No mercado de boi gordo, a situação é igualmente desafiadora. O Cepea observa que a dificuldade na aquisição de novos animais para abate persiste, o que tem levado a indústrias frigoríficas a subir o valor da arroba do boi gordo e reduzir o prazo de pagamento, tentando assegurar o preenchimento das escalas de abate.
O Indicador do boi gordo CEPEA/B3, que reflete a média ponderada dos preços praticados no estado de São Paulo, já acumula uma alta superior a 5% na parcial de novembro. Este cenário de preços elevados, com dificuldades de aquisição e uma demanda crescente, contribui para um cenário de forte valorização da carne bovina no mercado interno.