Em maio, a carne bovina comercializada no exterior ficou cotada a 20% acima do preço no mercado interno, de acordo com o site CarneTec, com dados do relatório semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
“A carne brasileira, com destaque para a mato-grossense, vem adquirindo maior visibilidade e competitividade no mercado externo, devido aos fatores relacionados à qualidade e questões sanitárias”, disse o Imea.
A carne bovina brasileira no exterior foi cotada em média a R$24,7/kg, alta de 9,46% ante abril. O aumento no consumo internacional do produto e a variação do câmbio influenciaram no preço registrado em maio, segundo o Imea. Porém, no mercado doméstico, o preço médio da carne ficou em R$19,7/kg, queda de 3,7% ante abril, influenciado pela fraca demanda interna.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima que o Brasil será o segundo maior produtor e terceiro maior consumidor de carne bovina no mundo em 2022, com produção de 9,85 milhões de toneladas e consumo de 7,31 milhões de toneladas.
Da Redação