Na coluna Gestão Robusta da semana, o jornalista André Casagrande fala sobre o confinamento estratégico e os benefícios do ‘sequestro’ na época da seca. Com a crescente demanda por alimentos, a agropecuária do Brasil e do mundo devem adotar novas tecnologias com a finalidade de intensificar o sistema produtivo.
Casagrande se apoia em falas da zootecnista e doutora em Ciência Animal, Josilaine Lima, para afirmar a necessidade de um planejamento nutricional adequado para os ganhos esperados. Lembra também, que o desempenho animal não é bom nessa época do ano pelas secas, tendendo a perder peso.
Josilaine explica o ‘sequestro’ e diz que ele consiste em um confinamento estratégico de bezerros e outras categorias dentro da própria fazenda para suplementar os animais, podendo ser realizada com os animais fechados em currais para tirar o animal do pasto no período crítico e dar à forrageira um descanso até se restabelecer.
Ao final, é reforçada a importância de um bom planejamento para que essa ferramenta funcione e afirma que, quando não existe um planejamento, a estratégia se torna um método de corrigir a pastagem mal manejada o que, segundo a zootecnista, “não é nada interessante”.
Quer saber mais sobre essa técnica? Clique aqui e tenha acesso ao artigo completo. Boa leitura!