Depois de fortes altas nos últimos pregões, os contratos futuros da soja operam com leve realização de lucros na Bolsa de Chicago na manhã desta sexta-feira (9).
Por volta das 5h20 (horário de Brasília), as cotações registravam quedas moderadas entre 2,25 e 3,25 pontos nos principais vencimentos. O contrato julho era negociado a US$ 10,43 por bushel, enquanto o setembro estava cotado a US$ 10,18.
Com esse movimento, a soja vai na direção oposta ao milho, ao trigo e ao óleo de soja, embora acompanhe leves perdas também observadas no mercado de farelo.
O mercado corrige parte dos avanços acumulados ao longo da semana, impulsionados pelas expectativas em torno do encontro oficial entre representantes da China e dos Estados Unidos, marcado para este sábado (10).
Além disso, os traders monitoram o andamento da nova safra americana, que avança rapidamente graças às condições climáticas favoráveis, enquanto ajustam as posições de olho no próximo relatório mensal de oferta e demanda que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) publicará na segunda-feira (12).
Com isso, o mercado busca encerrar a semana em tom de estabilidade, aguardando os desdobramentos esperados nos próximos dias, tanto no cenário fundamental quanto no geopolítico.