O preço do arroz em casca manteve-se estável em torno de R$ 76 por saca de 50 kg ao longo de todo o mês de abril, com exceção do último dia do mês, quando o valor caiu para R$ 75. Esse patamar tem sido observado também no começo de maio, conforme informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
De acordo com os pesquisadores do Cepea, a negociação tem sido marcada por um jogo de ofertas entre compradores e vendedores. Enquanto os compradores que necessitam com urgência repor seus estoques precisam aumentar as ofertas para atrair os vendedores, estes, por sua vez, só cedem quando há uma necessidade de “fazer caixa” ou liberar espaço nos armazéns para os últimos lotes da safra ainda em fase de colheita.
No Rio Grande do Sul, principal produtor de arroz do país, a colheita atingiu 91,51% da área total cultivada, conforme dados divulgados pelo Irga no último dia 2. No entanto, a baixa liquidez do mercado e a "queda de braço" entre as partes têm dificultado a movimentação das mercadorias.