Inteligência artificial pode aumentar produção de alimentos com menos recursos, diz CEO global da JBS

Gilberto Tomazoni defende uso de IA e biotecnologia para impulsionar a segurança alimentar e ampliar acesso a pequenos produtores

- Da Redação, com CarneTec
08/05/2025 08h49 - Atualizado há 4 horas

A inteligência artificial (IA) é uma ferramenta essencial para produzir mais alimentos com menos recursos, segundo o CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni. A declaração foi feita durante participação no painel “Business and the Global Economy: Driving Growth and Innovation” da Global Conference 2025, promovida pelo Milken Institute, que reuniu líderes mundiais até esta quarta-feira (7) em Los Angeles, nos Estados
Unidos.

 

Tomazoni defendeu que inovação, aliada à tecnologia e à biotecnologia, é o caminho para garantir segurança alimentar e sustentabilidade. “Ser sustentável significa produzir mais com menos”, afirmou. O executivo citou práticas como a agricultura regenerativa, que melhora a saúde do solo, fixa carbono e aumenta a biodiversidade, como exemplo de produção eficiente com benefícios ambientais.
 

Um dos focos da fala foi o papel dos pequenos agricultores, responsáveis por cerca de 30% da produção global de alimentos. Segundo Tomazoni, é urgente garantir que esse grupo tenha acesso à IA, à biotecnologia e ao suporte necessário para reduzir riscos e ampliar sua produtividade. A inclusão tecnológica no campo, segundo ele, também é vital para combater a insegurança alimentar, que afeta 2,3 bilhões de pessoas, de acordo com dados da ONU.
 

O posicionamento do CEO da JBS foi apoiado pelo presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, que participou do mesmo painel. Banga destacou que é preciso tornar a agricultura atrativa para as novas gerações. “A melhor forma de fazer isso é por meio de cooperativas, fertilizantes melhores, marketing eficiente e tecnologias como IA”, disse. Ele exemplificou o uso da IA para diagnósticos imediatos de doenças nas lavouras, via celular, conectando produtores a soluções em cooperativas.
 

Durante sua participação, Tomazoni também compartilhou como a JBS já aplica IA em seus processos, desde o entendimento das preferências dos consumidores até a previsão de demanda, redução de desperdícios e melhoria no desempenho produtivo, tanto em fábricas quanto nas fazendas.
 

Além de Tomazoni e Banga, participaram do painel Mariam bint Mohammed AlMheiri (Group CEO da 2PointZero) e Rich Lesser (presidente global da consultoria BCG). A moderação foi conduzida por Gerard Baker, repórter especial do Wall Street Journal. As informações são de comunicado oficial da JBS enviado à imprensa.
 

 


 

Notícias Relacionadas »