24/09/2024 às 10h56min - Atualizada em 24/09/2024 às 10h56min

​Rebanho bovino brasileiro cresce e atinge recorde histórico

Aumento de 1,6% no contingente de bovinos em 2023 aponta mudanças no ciclo pecuário

- Da Redação, com CarneTec
Foto: Reprodução
O rebanho bovino brasileiro alcançou um marco histórico em 2023, totalizando 238,6 milhões de cabeças, maior patamar da série história segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal divulgada pelo IBGE. O crescimento de 1,6% em relação ao ano anterior, no entanto, foi o menor dos últimos três anos, refletindo uma mudança no ciclo pecuário impulsionada pelo aumento do abate de bovinos.

Mariana Oliveira, analista da pesquisa, explicou que a retenção de fêmeas, observada em períodos anteriores, começa a dar lugar a um movimento de inversão, com maior abate.
 
O abate de bovinos no Brasil registrou seu segundo maior volume histórico, com 34,1 milhões de cabeças abatidas, enquanto o peso das carcaças também estabeleceu um novo recorde.

O estado de Mato Grosso manteve a liderança no ranking de rebanhos, com 34 milhões de animais, seguido pelo Pará (25 milhões) e Goiás (23,7 milhões). Entre os municípios, São Félix do Xingu (PA) detém o maior rebanho, apesar de uma queda de 2,8% em relação a 2022.
 
As regiões brasileiras apresentaram comportamentos variados: enquanto o Centro-Oeste e o Sudeste registraram quedas de 0,6% e 2%, respectivamente, o Nordeste, o Norte e o Sul tiveram aumentos expressivos nos rebanhos. O aumento de 6,4% na região Nordeste e 3,9% no Sul demonstra um dinamismo no setor, especialmente em áreas que anteriormente não eram tão expressivas na produção pecuária.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.