09/01/2024 às 08h50min - Atualizada em 09/01/2024 às 08h50min
Mercado de gado estável em São Paulo, aponta Scot Consultoria
Cotações firmes e escalas de abate mais curtas refletem redução na oferta, mantendo os preços do boi gordo e outras categorias no mercado paulista
- Da Redação, com Scot Consultoria e Notícias Agrícolas
Foto: Divulgação / Gabriel Rezende Faria Embrapa De acordo com a Scot Consultoria, as cotações da arroba do boi gordo se mantêm estáveis em São Paulo nesta segunda (8), enquanto as escalas de abates, em média, estão programadas para sete dias. Embora as escalas estejam diminuindo devido à redução da oferta de gado, agentes do mercado indicam que os preços devem se manter firmes, dado que a demanda permanece estável.
Atualmente, os valores estão em R$ 245 a arroba para boi gordo, R$ 220 para vaca gorda e R$ 237 para a novilha, preços brutos e a prazo. O "boi China" apresenta cotação de R$ 250 a arroba preço bruto e a prazo, com ágio de R$ 5 a arroba.
No mercado atacadista de carne com osso, observou-se um aumento na oferta do boi capão durante a semana, enquanto para outras categorias, houve redução devido à diminuição do abate nos primeiros dias do ano.
Essa mudança provocou aumento nas cotações, especialmente para cortes como dianteiro e ponta de agulha - tanto de boi castrado quanto de boi inteiro e para o charque. As carcaças casadas de boi capão e de boi inteiro registraram alta de 0,2% e 0,6%, sendo precificadas em R$ 16,20 o quilo e R$ 15,05 o quilo, respectivamente.
Entretanto, houve recuo nas cotações semana a semana para a carcaça especial suína, negociada em R$ 10,60 o quilo (-5,4%), e para o frango médio, cuja cotação média está em R$ 6,82 o quilo. Esse movimento de preços tornou a carne bovina menos competitiva em relação a outras proteínas.
Exportação
Contrariando expectativas, o volume exportado de carne bovina in natura atingiu um recorde em 2023. Foram exportadas 208 mil toneladas em dezembro e pouco mais de 2 milhões de toneladas no ano, um aumento de 0,7% em relação a 2022. No entanto, o faturamento sofreu uma queda de 19,6% em comparação com o ano anterior, totalizando US$9,49 bilhões, marcando a primeira queda desde 2016.