Parceria entre empresa de alimentos e Unesp desenvolve pesquisa inédita sobre bem-estar animal

Melhora no transporte e na qualidade da carne são o foco do estudo.

17/08/2021

Parceria entre empresa de alimentos e Unesp desenvolve pesquisa inédita sobre bem-estar animal Semana curta desestimula negócios no mercado do boi gordo (Foto: Divulgação)

Uma parceria entre a empresa de proteína bovina Marfrig e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) busca melhorar os impactos de longas viagens para o bem-estar animal. A pesquisa é inédita no Brasil, segundo as instituições. Além do bem-estar animal, a pesquisa também permitirá melhorar a qualidade da carne.

O estudo será elaborado em parceria com o grupo Inobio-Manera da Unesp, que conta com uma equipe multidisciplinar relacionada à área de bem-estar animal nos campi de Ilha Solteira e Jaboticabal, ambos no interior de São Paulo.

“A Marfrig tem implementado melhorias constantes no compromisso com o bem-estar animal e essa parceria é mais um de nossos esforços no desenvolvimento de boas práticas. Estamos sempre investindo em soluções e pesquisas para aprimorar os protocolos de manejo e trazer cada vez mais conforto aos animais”, disse em nota Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Comunicação da Marfrig.

Para os coordenadores do trabalho, os professores da Unesp Marcos Chiquitelli Neto e Alex Sandro Campos Maia, “é uma grande oportunidade para que a ciência possa contribuir ainda mais nas interações com os animais de produção e resultar em maior eficiência da atividade”, disseram na mesma nota.

Além do trabalho de transporte, o projeto inclui desenvolvimento dos materiais para abordagem de conceitos e disseminação dos assuntos para engajamento da cadeia de suprimentos – animais para abate e fornecedores de carne e ingredientes. “O trabalho inicial para elaboração da pesquisa será concentrado nos dados de transporte. Em paralelo, está o desenvolvimento de materiais e atividades que visam à conscientização dos fornecedores sobre os benefícios e os reflexos positivos que isto gera para toda a cadeia”, disse a empresa no comunicado.

A pesquisa também contribuirá para gerar ganho na qualidade de vida dos animais. A equipe apontará as vantagens econômicas que um bom manejo pode trazer para toda a cadeia da carne, como a facilitação na rotina diária de manejo, bem como a redução das perdas diretas do produto final.

A estratégia geral da Marfrig para melhorar os processos de bem-estar animal abrange três principais segmentos da cadeia de valor: propriedades rurais, transporte e operações industriais.

“Além de assegurarmos rotinas e processos – como instalações adequadas, rígidas rotinas e treinamento dos funcionários que manipulam os animais –, também engajamos outros elos da cadeia de fornecedores, especialmente os fornecedores de matéria-prima, ingredientes e os produtores de animais, para estarmos sempre em conformidade com os mais elevados padrões de bem-estar animal”, finalizou Pianez.

(Fonte: CarneTec Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *