Os preços da lima ácida tahiti sofreram uma queda no mercado spot paulista nesta semana, segundo apontam pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta sexta (26). A pressão de baixa nos preços é resultado do aumento expressivo da oferta, especialmente notável nesta segunda quinzena de abril.
Com muitas frutas já amadurecidas e os citricultores retomando a colheita, o mercado tem sido inundado com uma quantidade considerável de limas ácidas tahiti. Esse cenário é influenciado pelas chuvas ocorridas desde meados de março, que favoreceram o desenvolvimento das frutas, mas também dificultaram a retirada delas no ponto ideal de maturação. Como resultado, houve um acúmulo de um maior volume de frutas para ser colhido neste mês.
Na média parcial desta semana, que abrange o período de segunda a quinta-feira, a lima ácida tahiti está sendo comercializada a R$ 17,36 por caixa de 27 kg, colhida. Isso representa uma queda de 29,8% em comparação com a semana anterior. Em alguns casos, o valor pago ao produtor pela caixa da fruta chega a ser de apenas R$ 10,00.
Os pesquisadores do Cepea alertam que a previsão é que a oferta continue elevada nas próximas semanas, mantendo a pressão sobre os preços. A expectativa é que a oferta comece a diminuir apenas a partir do mês de junho.