Estados Unidos retomam exportações agrícolas após furacão Ida

Semana que terminou dia 23 de setembro embarcaram no Mississipi 11 navios com milho, soja, sorgo e trigo. Na anterior, apenas 7

28/09/2021

Estados Unidos retomam exportações agrícolas após furacão Ida Brasil vai exportar 2,6 milhões de toneladas de soja e 3 milhões de toneladas de milho (Foto: Divulgação)

A retomada das atividades nos terminais de exportação no Golfo da Louisiana, nos Estados Unidos, após a passagem do furacão Ida, elevou os embarques da soja americana ao exterior a um pico que não se via há seis meses. As atividades dos terminais estavam paradas. Para setembro, houve os maiores embarques de milho para este mês do ano.

Ainda assim, as exportações permanecem bem abaixo da média. Alguns terminais permanecem fechados em função dos estragos feitos pela chuva e pelo furacão no sistema de eletricidade. Alguns terminais operaram bem abaixo da capacidade.

O furacão Ida chegou à região no período mais movimentado das exportações americanas. Foram poucas semanas do início da colheita da safra no Meio-Oeste. Essa conjunção de fatores elevou os preços para exportar e provocou insegurança global sobre a inflação dos alimentos.

A situação vai se normalizando. Os terminais de exportação Ama e Reserve, e as plataformas usadas para o transporte entre a terra e o rio do comerciante Archer-Daniels-Midland, estão em perfeito funcionamento. Mas em Destrehan ainda não.

Outros terminais que estavam funcionando dia sim, dia não, estão voltando às atividades normalmente. A informação, no Brasil publicada pelo site MoneyTimes, é do porta-voz da empresa.

Até o dia 23 de setembro 11 grandes embarcações com milho, soja, trigo e sorgo foram carregados e deixaram os terminais. Na semana anterior, apenas 7. Na mesma semana de 2020, deixaram o Mississipi 24 navios carregados

Para se ter uma noção dos estragos feitos pelo furacão Ida, as exportações de milho caíram 37% em relação ao mesmo período da semana anterior. E as de soja, segundo levantamento diário, caíram 66%.

Da Redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *