Eduardo Leite vai a SP buscar apoio de Alckmin

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

06/08/2021

O ex-governador paulista Geraldo Alckmin recebe hoje à tarde em São Paulo a visita do governador gaúcho Eduardo Leite. Os dois vão tomar um café juntos. Tucanos de gerações diferentes, os políticos vêm encontrando convergências nesta fase de campanha para as prévias presidenciais do PSDB. Leite tem como principal concorrente nas prévias o governador paulista, João Doria, que disputa poder no Estado com Alckmin.

A aproximação entre Alckmin e Leite pode render frutos para ambos nas eleições de 2022. Alckmin almeja concorrer ao governo de São Paulo e Leite, à Presidência da República.

Sem apoio dentro do PSDB paulista, Alckmin, fundador do partido, articula para mudar de legenda. A possibilidade mais bem encaminhada é se filiar ao PSD, de Gilberto Kassab. O ex-governador pode tomar essa decisão até o ano que vem, por isso, por enquanto, se mostra aberto a conversar com Leite.

O governador gaúcho vem há um mês costurando a aproximação com Alckmin. Em 15 de julho esteve na capital paulista e se reuniu com tucanos próximos do ex-governador. Agora, volta para um primeiro encontro com o próprio Alckmin. O ex-governador seria um cabo eleitoral de peso para Leite no Estado de São Paulo.

As prévias tucanas estão marcadas para novembro, e São Paulo responde por 24% do colégio eleitoral que escolherá o candidato do PSDB à Presidência. Leite é pouco conhecido fora do Rio Grande do Sul, o que daria vantagem para Doria em São Paulo. O apoio de Alckmin, porém, tem potencial para inverter essa balança. O ex-governador é popular entre os eleitores e bem-quisto entre políticos paulistas, especialmente no interior do Estado.

O candidato favorito de Doria para o governo paulista é o atual vice-governador Rodrigo Garcia, recém-filiado ao PSDB e oriundo do DEM.

Eduardo Leite está na cidade de São Paulo desde ontem para reuniões com empresários em busca de adesões para programas de qualificação profissional do governo do Rio Grande do Sul. Ontem, ele esteve na Microsoft e hoje vai à sede da BRF na capital paulista.

No sábado, o gaúcho vai a Goiânia em evento de campanha para as prévias, enquanto Doria cumprirá agenda partidária em Santos, no litoral sul do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *