Custo para produção do frango deve aumentar durante os primeiros seis meses do ano de 2022

Ao mesmo tempo, o setor tem a possibilidade de aumentar as exportações.

05/04/2022

Custo para produção do frango deve aumentar durante os primeiros seis meses do ano de 2022 Cepas presentes no produto são capazes de melhorar a funcionalidade do trato gastrointestinal das aves. (Foto: Divulgação)

Com a entrada da safrinha de milho no mercado no final do primeiro semestre, a previsão é que os custos da nutrição para a avicultura subam, indica um relatório do Rabobank, especializado em agronegócio, informa o site CarneTec.

O bando diz que “no curto prazo, os preços devem continuar sustentados pela limitada oferta de grãos”.

Os preços dos insumos para aves bateram um recorde em 2021. A partir do aumento da demanda, os preços do frango também cresceram em agosto do ano passado. A partir do aumento da oferta, houve uma reversão e eles passaram a uma trajetória de queda até o último mês do ano passado. Desde então, voltaram a subir com o fenômeno La Niña.

Já em janeiro, houve uma alta de 13% nos preços da ração em relação ao mês anterior. Em fevereiro, eles voltaram a subir. Desta vez, 7%.

O efeito no preço da carne de frango foi imediato, mas colaborou para o aumento nas exportações da proteína. Em fevereiro, o preço do frango exportado cresceu 19% em relação ao mesmo mês do ano passado.

A guerra da Ucrânia, segundo dados do Rabobank, provocaram um aumento na procura do comércio do frango brasileiro no primeiro bimestre de 2022. O banco acredita que abre uma oportunidade para a indústria brasileira. A Europa é a região que mais se volta para o Brasil. A Ucrânia era a grande fornecedora de frango para aquela região.

Luis Rua, diretor de Mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), também vê o cenário favorável aos avicultores brasileiros. Ele disse em evento online.

O CarneTec informa também que “no mercado interno, o Rabobank espera uma recuperação na demanda por carne de frango, geralmente verificada após o feriado do carnaval, que deverá colaborar para o balanço doméstico entre oferta e demanda.”

 

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.