Conab lança aplicativo que auxilia produtores a calcular descontos de armazenagem

Ele pode ser encontrado na loja Play Store e está disponível para o sistema Android

02/02/2022

Conab lança aplicativo que auxilia produtores a calcular descontos de armazenagem Conab desenvolve aplicativo para ajudar na armazenagem da produção (Foto: Divulgação)

A Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) em parceria com o Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem (Centreinar) lançaram um aplicativo para ajudar o produtor rural a encontrar armazéns com taxas mais vantajosas para a sua necessidade. Por enquanto, ele está disponível para o sistema Android, mas já está em desenvolvimento uma ferramenta para a adaptação ao IOS. Pode ser encontrado na loja Play Store.

“Essa entrega aos produtores que utilizam a armazenagem, de um aplicativo que mostre de forma simples e direta o desconto obtido pela quebra do seu produto durante a estocagem, certamente vai ampliar a capacidade de negociação dos preços pelos serviços que eles recebem”, garante o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro. “A disponibilização desta ferramenta faz parte, inclusive, de um importante propósito na missão da Companhia, que é o de prover inteligência agropecuária.”

O aplicativo foi idealizado para fornecer os resultados necessários para o melhor entendimento do usuário, que, inclusive, poderá escolher se os resultados do cálculo serão apresentados em toneladas, percentual, ou até em reais. Isso é necessário porque o produto proveniente da área de cultivo, normalmente, apresenta teores de impureza e umidade superiores aos recomendados para comercialização, armazenagem ou processamento.

A ideia da criação do app surgiu da vontade da Conab de fornecer um suporte maior ao mercado de armazenagem e proporcionar ampla transparência ao setor. “Os clientes de armazéns, em especial os produtores rurais, apresentavam constantes dúvidas sobre a metodologia dos descontos cobrados pelas empresas privadas”, explica o superintendente de Armazenagem da Conab, Stelito Reis. “Agora, com o App, eles podem determinar esse quantitativo de forma fácil, rápida e segura.”

A amplitude de atuação do app também foi destacada pelo diretor de Operações e Abastecimento da Companhia, José Trabulo Júnior. “Um ponto positivo do aplicativo é que ele possibilita uma transparência de informações que pode auxiliar tanto os grandes produtores quanto os pequenos”, ressalta. “Aqueles que têm menos acesso à informação acabam prejudicados na negociação. E essa capacidade de seleção motiva tanto o aumento da procura quanto a especialização da oferta, uma vez que a concorrência pode gerar mais desenvolvimento para o setor armazenista.”

Da Redação, com Conab.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.