Aplicativo inventado e que será apresentado na Holanda promete ser um divisor de água na pecuária. Ele vai pesar o gado através de fotografia tirada por telefone celular comum. Vai colocar fim a um desgaste absolutamente desnecessário: juntar, cansar a estressar o gado até o curral para a pesagem.
O aplicativo foi desenvolvido por uma stantup Húngara, a Agroninja, e se chama Beefie ™. Ele deixa claro como a tecnologia chegou para transformar o agronegócio e a agropecuária. Com uma única foto, o aplicativo fornece o peso do animal.
Vai resolver um grande problema brasileiro. Aqui, poucas fazendas têm balanças no curral e a pesagem muitas vezes é com o olho treinado como método para escolher o gado na hora da venda ou negociação.
A startup está no Fórum Global de Inovações da Agricultura (GFIA Europa) em Utrecht, que se realiza na Holanda. Um outro sistema para a pesagem do gado em tempo real foi inventado pelas empresas COIMMA. Um corredor tecnológico de passagem que permite a pesagem.
Segundo as primeiras informações é que a foto do animal tem que ser feita de um ângulo perpendicular. O próprio algoritmo faz a pesagem. Não é necessário estar perto do animal. Entre 4 e 6 metros.
O primeiro passo é fazer uma foto do animal de um ângulo perpendicular, depois disso o próprio algoritmo processa a informação e dá o peso, não muito perto do animal, basta estar próximo entre 4 a 6 metros do alvo. Os movimentos do animal não interferem no processo de captação da imagem e do processo de pesagem.
Além da pesagem, o aplicativo registra o sexo, a idade, o tamanho e a raça do animal. O Beefie ™ promete “amostragem rápida e real” e será importante durante o processo de engorda do animal para realizar seu ganho de peso médio diário (GMD).
“Levamos mais de 2.000 testes de medição, os quais são mais importantes. Eu tive certeza de que, se me empenhasse o problema em detalhes, poderíamos”, diz o diretor da empresa. Com os dados, os inventores fundaram a Agroninja e começaram a desenvolver uma nova escala digital que utiliza algoritmos avançados e análises de dados.
A tecnologia faz fotos entre 2 e 6 metros de distância com sistemas Android 5.1 ou Android padrão. A precisão é de 95% de resultados, mesmo quando os animais estão em movimento ou parcialmente encobertos.
(Fonte: Norte Agropecuário, com informações Da Compre Rural)