O atual contexto de queda nas cotações da arroba bovina e de elevado patamar de preço de importantes itens dos custos de produção, especialmente os relacionados à alimentação, vêm desanimando parte dos confinadores consultados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Na ponta final, as vendas de carne no mercado doméstico ainda não reaqueceram, conforme o esperado por agentes neste último trimestre. Assim, apesar de as exportações de carne bovina seguirem intensas, as fracas vendas domésticas limitam reações nos valores da arroba. Quanto à alimentação, a produção recorde de milho na segunda temporada gerava expectativas de custos menores no segundo semestre.
No entanto, o que se verifica são preços firmes para o cereal, sustentados pela demanda externa aquecida. De qualquer forma, era consenso entre os agentes que este ano seria desafiador, especialmente diante das incertezas econômicas e sanitárias. A rentabilidade do confinamento dependeria de uma boa gestão de preços e de controle dos gastos.
Da Redação com Cepea