Na coluna +Arrobas desta semana, o professor e engenheiro agrônomo João Menezes fala sobre a diminuição do acúmulo de forragem e os capins disponíveis que foram reservados na chuva, comum a essa época do ano.
Por conta das condições climáticas desta época, que não permitem o acúmulo de forragem, as pastagens ficam com menor valor nutritivo e os animais diminuem o consumo. Como solução, Menezes fala sobre a adição do proteinado que leva a uma melhora dos nutrientes e da ingestão de proteína, melhorando a degradação da forragem e aumentando o consumo e o desempenho animal.
João recomenda a adição de um ionóforo, aditivo que aumenta o aporte de energia, e melhora a disponibilidade de proteína, ao proteinado para potencializar o aumento das fermentações mais desejáveis.
Menezes completa dizendo que existem vários ionóforos no mercado são eficientes ao produtor, mas diz que ele deve se atentar a questões comerciais para adquirir o produto da fabricante de confiança, afinal, as empresas usam moléculas diferentes e a análise da presença do aditivo não é fácil e nem barata.
Ficou interessado e quer saber mais? Clique aqui e tenha acesso a coluna completa. Boa leitura!