Na coluna De Olho no Mercado desta semana, o jornalista especialista em agronegócio Fabiano Reis fala sobre os impactos do frio intenso vivido em boa parte do país na última semana sobre a pecuária e o mercado do milho. Para Reis, o frio confirmou tendências do mercado do boi gordo e anulou expectativas sobre o mercado do milho que, por sua vez, acaba afetando o mercado da pecuária.
Reis afirma que as geadas esperadas não se confirmaram e os preços na pecuária, que haviam subido pelo risco desse fenômeno climático, caíram. Relembra também, que o milho havia tido uma aceleração de preços no mercado futuro, mas começou a devolver toda a alta esperada e recuou bastante.
Quanto ao grão, em poucas semanas a colheita começa e a oferta fica mais intensa, não havendo lugar para armazenar. “O estágio de desenvolvimento do milho entra em uma fase de maior resistência ao fator climático e somente uma geada muito intensa traria prejuízos muito severos, cenário que não tem previsão”, afirma.
Reis ainda dá suas previsões para a semana e destaca a facilidade para a aquisição de animais para a engorda, dizendo que o mercado ficou interessante para quem faz a terminação e, por isso, “podemos ter uma continuidade na pressão de preços da arroba e demais categorias.”.
Ficou interessado? Leia aqui a coluna completa!