O Brasil tem a fêmea Nelore mais cara do mundo. O novo recorde foi batido na ExpoZebu, em Uberaba. A vaca Viatina-19 FIV Mara Móveis, 39 meses de idade, bateu recorde mundial ao ser cotada a R$ 7,98 milhões. Propriedade da Casa Branca Agropastoril e do Nelore Mara Móveis, teve 50% de sua propriedade comprados pela Agropecuária Napemo, de Uberaba, por R$ 3,9 milhões.
Segundo os agropecuaristas, é a fêmea Nelore mais valorizada do mundo. O preço foi alcançado no leilão Elo de Raça, na Expozebu. A Feira é a maior da pecuária zebuína do mundo.
A diretora da Casa Branca, Fabiana Marques, disse “que resultado fantástico! É o reconhecimento da qualidade genética indiscutível de Viatina-19, uma fêmea jovem, que desponta como uma das mais promissoras matrizes da raça Nelore.”.
Fabiana disse, ainda, que “a Casa Branca tem por tradição investir na melhor genética e contribuir para a contínua valorização da pecuária brasileira. Nossos animais têm o atributo necessário para o aumento da produtividade, como precocidade de acabamento e fertilidade”.
Genética e história
Viatina-19 nasceu em 17/01/2019, é filha de Landau da Di Gênio x Viatna 03 FIV Mara Móveis. Já venceu os títulos de Reservada Grande Campeã Expoinel Minas 2022, Grande Campeã da Expoinel Minas 2021 e Reservada Grande Campeã da Expoinel 2020. Na ExpoZebu deste ano, ela concorre ao título de Grande Campeã da Expozebu 2022.
Da Redação, com Minuto Rural