O consumo de carne bovina no Brasil em 2021 é o menor dos últimos 24 anos, segundo informações da Centro de Inteligência de Carne Bovina da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com base nos levantamentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), anota a revista Carta capital.
Segundo o levantamento, em 2021 o brasileiro comeu 26,5 quilos de carne. O recorde no consumo per capta do mercado interno foi em 2006, quando os brasileiros comeram 42,8 quilos. Estamos assistindo a um recuo de quase 40%. No ano passado, foram 29,3 quilos por pessoa.
Para o futuro, pesquisadores acreditam em um crescimento constate à medida que a renda e as preferências alimentares de expandam. O problema, no entanto, é a evolução inflacionária e o forte contingente desempregado. Esses fatores podem inviabilizar as previsões.
Em novembro a inflação desacelerou, mas ainda assim continua alta. Em doze meses a inflação acumulada é de 10,74%. A taxa de desemprego caiu. Mas os desempregados ainda são mais de 12 milhões de pessoas. E a renda do brasileiro caiu pelo quinto mês consecutivo, para o menor da história.
Da Redação.