Depois do Boi China, o Boi Japão

Esforço de quase 20 anos deve trazer conquista do mercado

- Da Redação
01/04/2025 10h37 - Atualizado há 1 dia
Depois do Boi China, o Boi Japão
Foto: Reprodução

Na coluna De Olho no Mercado desta terça-feira (1º), Fabiano Reis destaca a expectativa positiva para a carne bovina brasileira no mercado internacional, especialmente com a possibilidade concreta de exportações para o Japão. Enquanto os preços da arroba do boi gordo registram leves altas em algumas praças e estabilidade em outras, o consumo interno segue desaquecido, mas o aumento no volume exportado traz otimismo.

Segundo Reis, o Brasil deve criar o "Boi Japão", assim como ocorreu com o "Boi China", atendendo às exigências japonesas quanto a acabamento, terminação e idade de abate. O foco da exportação para o Japão deve ser cortes nobres e carne premium, um segmento que o Brasil tem condições de abastecer em quantidade e qualidade.

A abertura do mercado japonês é resultado de um esforço de duas décadas e pode colocar a carne bovina brasileira em um patamar superior, considerando que os japoneses pagam valores elevados pela tonelada da proteína. Além disso, o Vietnã também surge como novo destino para os embarques nacionais, reforçando o avanço da pecuária brasileira no cenário global.

Leia mais na coluna De Olho no MercadoBoa leitura!


Notícias Relacionadas »