O Rio Grande do Sul seguirá enfrentando temporais intensos nesta quarta-feira (2), com previsão de volumes de chuva de até 100 mm, ventos de 100 km/h e possibilidade de granizo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O estado permanecerá sob essas condições até quinta-feira (3), quando a instabilidade se deslocará em direção a Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Alerta para tempestades
O Inmet emitiu um alerta laranja para risco de tempestades no Rio Grande do Sul na quarta-feira. Na quinta-feira, Santa Catarina e Paraná também podem registrar temporais isolados. São Paulo entrará em estado de atenção ao longo do dia, com fortes rajadas de vento, e o centro-sul do Rio de Janeiro poderá ser atingido entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira (4).
O instituto ainda recomenda atenção ao Vale do Paraíba e ao litoral de São Paulo, além de diversas regiões do Rio de Janeiro, como o litoral sul, a região serrana e a capital, onde os acumulados de chuva poderão ultrapassar 100 mm no fim de semana.
Frio intenso e risco de geada
Além das chuvas, uma massa de ar frio chegará ao Sul do país na noite de sexta-feira (4), derrubando as temperaturas na região, no sul do Mato Grosso do Sul e em partes do Sudeste. As mínimas devem ficar abaixo de 10°C em algumas localidades, e as serras gaúcha e catarinense podem registrar geada ao amanhecer de sábado e domingo (6), o que exige atenção dos agricultores.
Entre sexta-feira e domingo, a sensação térmica será ainda mais baixa devido aos ventos intensos em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Na próxima semana, as temperaturas voltarão a subir no Sul, mas o frio avançará no Sudeste, especialmente na Serra da Mantiqueira, onde os termômetros devem marcar cerca de 12°C.