01/09/2021 às 07h17min - Atualizada em 01/09/2021 às 07h17min

Valor de produção de bovinos cai em 2021 e melhora em 2022, diz Ipea

A última Carta de Conjuntura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) indica que haverá redução na expectativa de alta no valor da produção animal em 2021. A pecuária vai ser a maior responsável, com queda na produção de bovinos no terceiro trimestre. A previsão de aumento do valor na produção animal caiu de 2,5% para 1,8%.


A suinocultura tem o melhor cenário, com previsão de aumento do valor em 7,7%. O frango indica um cenário com valores crescendo 3,9%. A pecuária leiteira aumenta os valores em 3,1% e os ovos, 4,5%. É previsto uma queda de 1% nos valores da produção bovina.


Ao site CarneTec o Ipea informou que “esperávamos uma recuperação já neste trimestre e por conta das surpresas negativas, revisamos nossa projeção de alta de 0,9% para uma queda de 1% na produção de bovinos. Ainda assim, essa projeção atual já embute uma melhora esperada para o segundo semestre”.


O cenário para 2022, porém, é totalmente diverso. O Ipea projeta crescimento de 1,8% no PIB da produção animal e recuperação dos abates, depois de dois anos em queda. Espera-se alta para a produção bovina de 2,3%.


Na mesma proporção da melhora do cenário para a pecuária de corte, o Ipea prevê queda em outras proteínas. “Nossas projeções apontam para crescimento em todos os segmentos, porém, com desaceleração para as proteínas substitutas da carne bovina”.


Segundo o CarneTec, “as projeções feitas pela Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea usam como base estimativas para 2021 do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de projeções próprias para a pecuária, a partir dos dados da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, da Produção de Ovos de Galinha e Leite”.

 

Da Redação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.