02/07/2024 às 09h14min - Atualizada em 02/07/2024 às 09h14min

​Etanol registra terceira alta semanal consecutiva

Vendedores mantêm postura firme e exportações de açúcar favorecem preços

- Da Redação, com Cepea
Foto: Arquivo / Agência Brasil
Os preços do etanol no Brasil subiram pela terceira semana consecutiva, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O principal suporte para essa alta é a postura firme dos vendedores, que mostraram baixo interesse em negociar, preferindo aguardar melhores oportunidades de venda. Além disso, agentes das usinas estão atentos à atratividade das exportações de açúcar, impulsionadas pela valorização do dólar frente ao real.
 
Entre os dias 24 e 28 de junho, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado fechou em R$ 2,4665 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), representando uma alta de 2,29% em relação ao período anterior. Já o indicador do etanol anidro registrou R$ 2,7348 por litro (líquido de PIS/Cofins), um acréscimo de 0,53% no mesmo comparativo.
 
Paralelamente, a safra sucroenergética 2024/25 no Centro-Sul do Brasil segue com a colheita e a moagem de cana-de-açúcar avançando, favorecidas pelas condições climáticas favoráveis. Na ponta da demanda, a procura pelo etanol no varejo, especialmente no estado de São Paulo, continua firme. Isso se deve ao cenário vantajoso do biocombustível frente à gasolina, que mantém o etanol competitivo e atrativo para os consumidores.
 
A alta do dólar, que torna as exportações de açúcar mais lucrativas, também contribui para a firmeza nos preços do etanol, uma vez que os produtores priorizam as vendas externas do açúcar. Este cenário de valorização do etanol é esperado continuar, influenciado tanto pelas condições de mercado interno quanto externo.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.