16/05/2024 às 09h20min - Atualizada em 16/05/2024 às 09h20min

​Governo não vai competir com produtores gaúchos de arroz, diz Fávaro

Ministro reafirma que importação de arroz não tem como objetivo concorrer com produtores do RS

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Agência Brasil
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reafirmou nesta quarta-feira (15) que o governo federal não pensa em concorrer com os produtores de arroz do Rio Grande do Sul, ao importar o produto para evitar especulação de preços.

"O objetivo da portaria não é concorrer com os produtores gaúchos. O governo não seria insensível de criar uma concorrência, fazer baixar o preço do arroz para o produtor. Inclusive, queremos tranquilizar os produtores em relação a isso. Teremos uma medida provisória muito em breve que dará benefícios aos produtores de arroz do Rio Grande do Sul", disse o ministro.

De acordo com Fávaro, a importação do arroz foi motivada para evitar o desabastecimento e a alta nos preços para o consumidor, já que 70% do grão consumido no Brasil é produzido pelo Rio Grande do Sul, que enfrenta consequências de fortes chuvas.

"Sei que o Rio Grande do Sul tem safra suficiente para atender o Brasil, mas o problema é o descasamento de prazos, de infraestrutura. Temos que ter a política pública de forma holística, olhar o Brasil como um todo. Mas em hipótese alguma desprestigiar ou querer baixar o preço do arroz para os produtores", complementou o político.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que o arroz importado pelo governo chegará ao consumidor brasileiro pelo preço máximo de R$ 4 o quilo. O objetivo da medida, segundo a Conab, é "enfrentar as consequências sociais e econômicas decorrentes das enchentes no Rio Grande do Sul".

Além do grão, o ministro também comentou sobre a plantação de trigo no Rio Grande do Sul, afirmando que não há preocupação com atrasos na safra deste ano.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.