08/11/2024 às 14h46min - Atualizada em 08/11/2024 às 14h46min

​Bioinsumos ganham espaço na produção de soja com discussão sobre regulamentação

Projetos de lei em análise no Congresso podem garantir autonomia e sustentabilidade aos produtores rurais

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Divulgação / Gov.br
Em reunião realizada na sede da Aprosoja Brasil, em Brasília, na última quarta-feira (6), representantes do agronegócio, da indústria e parlamentares discutiram o uso de bioinsumos na agricultura, com foco na soja. O encontro abordou dois projetos de lei em tramitação: o PL 658/2021, que permite a produção de bioinsumos "on farm" — diretamente nas propriedades para uso próprio —, e o PL 3668/2021, que propõe maior restrição a essa prática.
 
A produção de bioinsumos "on farm" tem atraído interesse crescente dos agricultores, que veem nessa alternativa uma forma de reduzir a dependência de insumos químicos e fortalecer a sustentabilidade do solo e das culturas. De acordo com a FGV Agro, o uso de bioinsumos no Brasil cresceu 50% nas últimas duas safras, refletindo a busca por soluções mais naturais e econômicas no campo.

Durante o encontro, o diretor-executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa, ressaltou a importância de uma regulamentação que assegure segurança jurídica para agricultores e empresas, afirmando que "o diálogo se baseou na ciência e na técnica."
 
Os bioinsumos, especialmente ao serem aplicados diretamente no sulco de plantio, têm mostrado benefícios para a soja, melhorando a germinação e o desenvolvimento inicial da planta, além de favorecer o controle biológico de doenças.

A aprovação do PL 658 é vista como essencial pelos produtores, que, caso contrário, podem enfrentar riscos legais ao seguir com essa prática de produção interna de insumos biológicos.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.