20/03/2024 às 09h13min - Atualizada em 20/03/2024 às 09h13min

Seca e alta demanda leva países da Ásia a importação do café brasileiro

Embarques do Brasil para o Vietnã e para a Indonésia registraram crescimentos de 487,7% e 134,9% em 2023

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Reprodução
Países da Ásia reconhecidos como grandes produtores e exportadores de café, como o Vietnã e a Indonésia, estão recorrendo às importações do grão brasileiro para suprir demandas resultantes do crescente consumo do café no continente.
 
Com a comercialização de grãos mais caros nestes países, existe uma preferência pela exportação da produção local e importação de outras origens para suprir o consumo interno. Além disso, as condições climáticas desfavoráveis e as colheitas insuficientes indicam que este movimento deve seguir nos próximos meses.
 
Devido ao El Niño, o Sudeste Asiático foi impactado por uma seca extrema nesta temporada, o que prejudicou a produção do café e elevou os preços locais. Atualmente, o grão do Vietnã é comercializado por US$ 30 a mais em relação aos brasileiros, o que torna as origens sul-americanas mais atraentes.
 
Segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), os embarques do café brasileiro para Vietnã e Indonésia registraram alta de 487,7% e 134,9%, respectivamente, em em 2023, na comparação anual.
 
Na Indonésia, o aumento do consumo entre os jovens se deu por bebidas inovadoras, além do aumento da renda. De acordo com associações de exportadores locais, o consumo de café no país cresceu cerca de 4% ao ano na última década, número superior ao crescimento de 2,2% na demanda global esperada pela Organização Internacional do Café (OIC).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.