07/11/2024 às 12h27min - Atualizada em 07/11/2024 às 13h00min
Cecafé espera relação comercial racional entre Brasil e EUA após eleição de Trump
Presidente do conselho destaca importância de diplomacia e parcerias comerciais para setor cafeeiro brasileiro
- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Reprodução Após a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) manifestou expectativas positivas em relação à continuidade do bom relacionamento comercial entre os dois países. Em nota, o presidente do Cecafé, Márcio Ferreira, afirmou confiar na "racionalidade" nas transações de café, ressaltando a longa parceria comercial entre Brasil e EUA.
Ferreira também expressou cautela quanto à possibilidade de Trump adotar tarifas de importação mais rigorosas, destacando que, apesar das promessas de campanha, é necessário aguardar as primeiras ações do novo governo.
O presidente do Cecafé destacou ainda que o Brasil permanece resiliente no atendimento à crescente demanda global por café, enfrentando desafios como questões logísticas e condições climáticas que afetam a produção.
Entre janeiro e setembro deste ano, os EUA importaram 5,77 milhões de sacas de café brasileiro, representando 15,8% das exportações totais do Brasil — um aumento de 31,9% em relação ao ano anterior.