16/02/2024 às 09h15min - Atualizada em 16/02/2024 às 09h15min

​Instabilidade externa impacta preços do café no mercado doméstico

Cenário volátil e recesso de carnaval afastam produtores do spot nacional, enquanto exportações registram variação significativa

- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação / Ministério da Agricultura
A volatilidade nos preços do café arábica continua a marcar presença no mercado doméstico em meio a um cenário de instabilidade externa. Em boletim publicado nesta sexta-feira (16), pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) apontaram que essa turbulência, aliada ao período de recesso de carnaval, afastou os produtores do spot nacional.

Além disso, grande parte dos vendedores demonstra cautela, mantendo um fluxo de caixa equilibrado e sem pressa para comercializar seus lotes a valores considerados insatisfatórios.

Enquanto isso, também há oscilações nos preços
do café robusta. Contudo, as altas têm predominado para o produto conforme indicam os levantamentos do Cepea.

No que diz respeito às exportações, dados divulgados pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) revelam que, em janeiro, foram embarcadas 3,96 milhões de sacas de 60 kg de café, englobando tanto arábica quanto robusta. Esse volume representa uma queda de 4,4% em relação a dezembro de 2023, porém, um aumento significativo de 39% em comparação com janeiro do ano passado.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.