Primavera chuvosa favorece os cultivos na região centro-norte, diz Conab

O clima favorece as culturas dessa época do ano

24/12/2021

Primavera chuvosa favorece os cultivos na região centro-norte, diz Conab Chuvas favorecem plantio de grãos no Centro-Norte do país (Foto: Agência Brasil)

Com o fim da primavera e o início do verão, que ocorreu a partir das primeiras semanas deste mês, a constatação é que o clima tem favorecido os cultivos da região do centro-norte do país, trazendo boas expectativas para os produtores de grãos. A análise é da última edição deste ano do Boletim de Monitoramento Agrícola, Cultivos Verão (Safra 2021/2022), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira (23).

A publicação indica que o desenvolvimento dos cultivos de verão nos estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rondônia e na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) foi beneficiado por bons volumes de chuva. Há casos até, em algumas regiões, onde o excesso de precipitação exigiu a interrupção e a redução no ritmo das operações de semeadura.

Também nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a predominância foi de uma condição favorável aos cultivos desta estação, apesar de restrições localizadas por falta de chuva no estado sul-mato-grossense em cultivos próximos à fronteira paulista e ao estado do Paraná.

Por outro lado, a região Sul sofre a influência negativa de baixas precipitações ocasionadas pelas condições do fenômeno La Niña. A ocorrência se dá nos cultivos de verão na metade oeste do Paraná, no oeste de Santa Catarina e no noroeste e centro do Rio Grande do Sul. No entanto, as áreas cultivadas com arroz têm tido um bom desenvolvimento, já que são manejadas sob o sistema de irrigação por inundação, com os reservatórios em níveis satisfatórios.

Fonte: Conab.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.