Nível dos reservatórios das hidrelétricas se mantém abaixo da média histórica

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

06/08/2021

O nível dos reservatórios das hidrelétricas previsto para a semana entre 7 e 13 de agosto deve se manter abaixo da média histórica em todos os subsistemas do país, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A baixa afluência ocorre num momento em que o consumo cresce. O relatório aponta previsão de alta de 3,8% na carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) em agosto, na comparação com igual mês de 2020, para 67.064 megawatts médios (MWm).

O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO), divulgado pelo operador nesta sexta-feira (6), aponta que, no Norte, a Energia Natural Afluente (ENA) deve alcançar 89% da Média de Longo Termo (MLT) na próxima semana. Na região Sudeste/Centro-Oeste, as afluências poderão chegar a 59% da MLT, enquanto no Sul a projeção é de 27% da MLT e no Nordeste, 44%. A ENA é a quantidade de água que chega em uma usina e que é capaz de ser transformada em energia.

Em relação à carga, o ONS estima um crescimento em todos os quatro subsistemas em agosto, com destaque para o Nordeste, com alta de 7,6%, para 11.106 MWm, seguido pelo Sul (+4,8%, para 11.544 MWm). Na sequência, vem o Norte (+3,7%, para 6.053 MWm) e o Sudeste/Centro-Oeste (+2,5%, para 38.362 MWm).

O aumento da carga, segundo o operador, é reflexo do avanço da vacinação, a retomada da economia e a criação de novos empregos. Além disso, o ONS destaca a previsão de melhora das atividades do setor de serviços, onde se concentra cerca de 70% do emprego gerado no país.

Para a segunda semana de agosto, o Custo Marginal de Operação (CMO) passa a ser de R$ 2.901,00/MWh permanecendo equiparado nas quatro regiões. O CMO apresenta um incremento de 14,20%, em comparação aos R$ 2.540,18/MWh da semana passada.

Categorias:

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *