Consumidor está inseguro em ir às compras, indica pesquisa

Confiança do consumidor brasileiro na economia está estagnada, mostra pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (Foto: Agência Brasil)

28/09/2021

Consumidor está inseguro em ir às compras, indica pesquisa Confiança do consumidor brasileiro na economia está estagnada, mostra pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (Foto: Agência Brasil)

O consumidor brasileiro mantém cautela na hora de colocar a mão no bolso e comprar. É o que aponta uma pesquisa feita pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O Índice Nacional de Confiança (INC) indica que os dados não mudaram a permanecem estagnados.

Em todo o país o índice ficou em 74 pontos, o mesmo registrado em agosto. Na capital paulista, ele é de 75 pontos. Dois a mais do que o registrado em agosto deste ano. O índice vai de zero a 200. Os números interrompem uma sequência de altas que indicavam maior disposição do brasileiro em ir às compras.

À Agência Brasil, Ulisses Ruiz Gamboa, economista da Associação, “as pessoas têm menos dinheiro por conta da crise causada pela pandemia, mas o consumo, que estava reprimido graças à falta de mobilidade urbana, está acontecendo normalmente”, e complementa afirmando que “entendemos que existe a cautela neste momento porque os reflexos da crise da covid-19 ainda são muito sentidos”, acredita.

Comportamento

O Índice Nacional de Confiança (INC) vai de zero a 200 pontos. Quando fica abaixo de 100 pontos indica pessimismo. O INC demostra a sensação da população quanto à segurança em relação ao país e às finanças, além de prever o comportamento dessas pessoas na hora da compra. Acima de 100 pontos significa otimismo. O que não é o caso.

O último levantamento que registrou otimismo, marcando 100 pontos, ocorreu em janeiro de 2020, antes da pandemia do novo coronavírus. A pesquisa ouviu 1.597 pessoas de todas as regiões do Brasil.

 

Da Redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *