Chuvas no Sul mostram efeitos positivos na cultura do trigo

No Norte do Paraná elas não foram suficientes para ajudar nas culturas de inverno

27/09/2021

Chuvas no Sul mostram efeitos positivos na cultura do trigo Chuvas ajudam cultura do trigo no Rio Grande do Sul (Foto: Agência Brasil)

A volta das chuvas na região Sul do país favorece as lavouras de trigo, com o armazenamento de água no solo. A informação é do Boletim de Monitoramento Agrícola Cultivos de Verão e Inverno (Safra 2020/21) publicado pela Companhia Nacional de Alimentos (Conab) na sexta-feira (24). Na porção Norte do Paraná as chuvas não foram suficientes para ajudar a lavoura e as outras culturas de inverno em estado adiantado.

As chuvas também foram abundantes na região Norte do país. Já nas regiões Centro-Oeste, Sudeste em partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, embora menos intensas, são suficientes para a 2ª safra das culturas de inverno que não são irrigadas, como algodão e milho.

Análise de imagens de satélite indica que o desenvolvimento das lavouras de inverno é satisfatório, com bom comportamento e crescendo. A análise mostra que a maturação do milho e a própria colheita está com a vegetação decrescente, assim como a aproximação do final da colheita

Assessoria de imprensa da Conab afirma que “o boletim traz informações sobre as condições agrometeorológicas e do comportamento das lavouras, em imagens de satélites e no campo, com o monitoramento das principais regiões produtoras de grãos, considerando os cultivos de verão e inverno. Para isso, conta com a colaboração do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Grupo de Monitoramento Global de Agricultura (GLAM), além da rede de informantes nas principais regiões produtoras”.

 

Da Redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *