Barroso diz que tem preocupação “obsessiva” com transparência do processo eleitoral

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

04/10/2021

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta segunda-feira que tem uma “obsessiva preocupação” com a transparência do processo eleitoral.

A declaração foi dada em um evento que marca, a um ano das eleições, a abertura dos códigos-fonte da urna eletrônica para a fiscalização da sociedade civil.

“Nós temos uma obsessiva preocupação em tornar o sistema tão transparente quanto possível”, disse Barroso.

O tema entrou no radar da Justiça Eleitoral após os reiterados ataques do presidente Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas. Ele tentou aprovar a adoção do voto impresso, mas a proposta foi rechaçada pelo Congresso.

Barroso também defendeu que os partidos e o Congresso deleguem técnicos para acompanhar cada etapa do processo, para não restar dúvidas sobre a integridade do sistema.

Em sua apresentação, o secretário de Tecnologia de Informação do TSE, Júlio Valente, destacou que, ao todo, há 26 oportunidades para fiscalização o processo eleitoral, antes e depois das eleições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *