Arroz tem queda no preço e agricultor está pagando para produzir

Segundo o Cepea, muitos produtores tradicionais de arroz começam a investir em outras culturas

17/11/2021

Arroz tem queda no preço e agricultor está pagando para produzir Produtores de arroz estão pagando para para produzir, segundo o Cepea (Foto: Agência Brasil)

Produzir arroz não está dando lucro. Pelo contrário. Os custos de produção do arroz em casca estão mais altos do que o preço final do produto. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse cenário não é visto desde abril de 2020. Outro fator que pressiona os preços são os estoques dos produtores do Rio Grande do Sul.

Durante a pandemia, a produção dos insumos para a cultura do arroz foi reduzida e hoje os preços estão elevados. Para piorar, eles têm preços base no dólar e a desvalorização do Real prejudica ainda mais o segmento.

Por isso, afirma o Cepea, os produtores de arroz estão optando pela produção de outras commodities.

O Centro afirma em texto que “no spot (mercado à vista), entre 9 e 16 de novembro, o Indicador ESALQ/SENAR-RS do arroz, referente ao cereal de 58% grãos inteiros e pagamento à vista, cedeu 1,2%, para R$ 64,97 a saca de 50 kg na terça-feira, 16, o menor valor nominal desde julho de 2020. No mês, a queda chega a 4,88%”.

Da Redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *