ANA define plano de recuperação dos reservatórios de água do Brasil

Medida foi tomada para aproveitar período

19/10/2021

ANA define plano de recuperação dos reservatórios de água do Brasil Governo espera período de chuvas para colocar um pano em ação e colocar fim à crise hídrica (Foto: Divulgação)

O governo decidiu aproveitar o período chuvoso do final deste ano e início do próximo para e implantar um plano de contingência e recuperar a maior parte dos reservatórios das grandes usinas geradoras de energia elétrica no Brasil. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18) pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

O plano define vazões defluentes máximas que devem ser praticadas durante o período chuvoso nos reservatórios de Serra da Mesa, Três Marias, Sobradinho, Emborcação, Itumbiara, Furnas, Marechal Mascarenhas de Moraes, Jupiá e Porto Primavera. Novos reservatórios poderão ser incluídos nas medidas de contingência.

A agência informou que as regras serão comunicadas ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para adoção no Sistema Interligado Nacional (SIN). A implementação das medidas será acompanhada por meio de boletins e sala de crise específicas.

Da Redação, com Agência Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *