18/09/2023 às 11h15min - Atualizada em 18/09/2023 às 11h15min

Julgamentos, leilões e InterTech Agro marcam o 1° turno da EXPO Rio Preto

Evento vai sediar a 1ª Exposição Estadual do Núcleo de Pônei Brasileiro, além de oferecer atrações gratuitas de entretenimento

- Da Redação, com Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

O 1º turno da EXPO Rio Preto, maior feira agropecuária do estado de São Paulo em número de animais expostos, será marcado por julgamentos de bovinos de corte, leilões de gado de corte e gado de elite, pela 1ª Exposição Estadual do Núcleo de Pônei Brasileiro e o inédito Intertech Agro.

O evento chega a sua 60ª edição com um formato inovador, sendo realizado no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, em São José do Rio Preto, em dois grandes turnos repletos de novidades. O primeiro será entre os dias 27 de setembro e 01 de outubro e o segundo de 11 a 15 de outubro. Uma das novidades da edição especial é o Intertech Agro, uma série de iniciativas que visam ativar e fortalecer diversas cadeias produtivas, promovendo inovação, engajamento e conexão entre os elos do ecossistema agro.

“A 60ª edição da EXPO Rio Preto é genuinamente voltada para o agronegócio, para o produtor e para aquilo que é resultado do seu trabalho. Vamos receber mais de três mil animais e atividades que nos consolidam como uma das mais importantes feiras agropecuárias do Brasil e como a maior do estado de São Paulo em número de animais expostos”, afirma Edinho Araújo, prefeito de São José do Rio Preto.

Recorde de animais
Mais de 3 mil animais vão passar pela EXPO Rio Preto, entre eles, 10 raças de bovinos, com destaque para o gado nelore; equinos e ovinos, participando de julgamentos e leilões, reforçando a vocação do evento para os negócios.

“Uma edição especial, inovadora, batendo recorde de número de animais. Serão mais de 10 raças dentro do recinto. Vamos receber também o Fórum da Pecuária Sustentável e outros encontros com conteúdo segmentado nas cadeias que mais representam nossa região”, afirma Pedro Pezzuto, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento.

A 1ª Exposição Estadual do Núcleo de Pônei Brasileiro é um dos destaques do primeiro turno do evento, que receberá também a 20ª ExpoSind Brasil – Exposição Nacional da Raça Sindi. Os pôneis estarão na pista de julgamento da EXPO Rio Preto nos dias 29 e 30 de setembro, sendo avaliados pelo aspecto morfológico, que revela uma carga genética apurada.

“A EXPO Rio Preto é uma feira de prestígio, que mobiliza um grande público. Nossas expectativas são as melhores, pois entendemos que a EXPO será importante na expansão do pônei brasileiro em São Paulo”, comenta Luiz Roberto da Silva Júnior, vice-presidente do Núcleo Paulista do Pônei Brasileiro.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP), Kelvin Kaiser, destaca o impacto econômico de um evento como a EXPO Rio Preto para a cidade. “Uma exposição voltada para negócios atrai a cadeia inteira do agro, gera negócios e movimenta a economia local.”

Os portões do Recinto de Exposição estarão abertos à toda família, com entrada e estacionamento gratuitos, e uma série de atividades de entretenimento e espaço para
alimentação com food trucks.

A EXPO Rio Preto é realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com correalização da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e apoio do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA) e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, SEBRAE-SP e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Intertech Agro
Uma das inovações da edição especial da EXPO Rio Preto é o Intertech Agro, que vai reunir importantes nomes do agronegócio em palestras, discussões técnicas e atividades relacionadas à pecuária de corte, cana-de-açúcar e cacau, além de estratégias de manejo sustentável voltadas às cadeias produtivas de aves, leite, ovinos e borracha.

Um dos destaques é o Fórum da Pecuária Sustentável, uma iniciativa da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável que irá abordar questões vitais como emissões e balanço de carbono, uso da terra e conservação da biodiversidade.

“O Intertech Agro reúne conteúdo de várias cadeias produtivas e uma programação extensa, que traz especialistas e ações para contribuir com a eficiência e a rentabilidade de diferentes cadeias do agro”, comenta Carla Tuccilio, CEO da Verum Eventos, responsável pela organização do Intertech Agro.

Com promoção da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, o Programa de Valorização Sabor de São Paulo no Intertech Agro é uma oportunidade de conhecer produtos artesanais do estado de São Paulo produzidos com a mais alta qualidade. Uma valorização dos produtores artesanais, em que cada sabor é uma expressão de tradição, paixão e excelência.

No Rotas Gastronômicas será possível embarcar em uma viagem culinária que celebra a riqueza e a diversidade de pratos regionais.

As inscrições para o Intertech Agro podem ser feitas no site do evento.

PROGRAMAÇÃO EXPO RIO PRETO
(Programação sujeita a alterações)

1º TURNO
PISTA DE JULGAMENTOS E PAVILHÕES ANIMAIS
27 de setembro a 01 de outubro - Exposição e Julgamentos de Bovinos Corte
29 e 30 de setembro - 1ª Exposição Estadual Núcleo Paulista Pônei Brasileiro
28 a 30 de setembro - 20ª ExpoSindi Brasil

ÁREA DE LEILÕES
27 de setembro a 01 de outubro - Leilão Gado de Corte
27 de setembro a 01 de outubro - Leilão Gado de Elite

ENTRETENIMENTO, PARQUE DE DIVERSÃO E ALIMENTAÇÃO
27 de setembro a 01 de outubro - Parque de diversões
                                                       Praça de alimentação
                                                       Atividades gratuitas e de entretenimento

PROGRAMAÇÃO INTERTECH AGRO
(Programação sujeita a alterações)

1º TURNO - Tecnologias e inovações para mais sustentabilidade e produtividade no ciclo agropecuário

27 de setembro a 1º de outubro – Projeto Origens

27 de setembro a 1º de outubro - Rotas Gastronômicas
27 de setembro - Rede ILPF
28 de setembro - Fórum da Pecuária Sustentável
29 de setembro - Intertech Cana
                            InterTech Experience
                            Intertech Mulheres

SERVIÇO
60ª EXPO Rio Preto
De 27 de setembro a 1 de outubro e de 11 a 15 de outubro
Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto - R. Daniel Antônio de Freitas, 115 - Distrito
Industrial – São José do Rio Preto
Entrada e estacionamento gratuitos

https://www.exporiopreto.com.br
Instagram:@expo.riopreto

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.