07/08/2023 às 11h15min - Atualizada em 07/08/2023 às 11h15min

Missão do MAPA na Ásia reforça parcerias e objetivos do agronegócio brasileiro

Viagem oficial resulta em fortalecimento de relações e divulgação do Programa de Recuperação de Pastagens de Baixa Produção

- Da Redação, com Mapa
(Foto:divulgação)
A reunião entre o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o Ministro de Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, na manhã desta quinta-feira (3), em Dubai, marcou o encerramento da missão oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na Ásia. A delegação retorna ao Brasil após uma jornada que contou com passagens pela Coreia do Sul, Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. 

O propósito da viagem, que começou em 23 de julho, foi promover o maior programa de produção sustentável de alimentos do mundo. A iniciativa do MAPA tem como objetivo atrair investimentos internacionais para a recuperação de até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade, visando o aumento da produção agropecuária, o sequestro de carbono e à manutenção de 66% do território brasileiro preservado.

Durante a última etapa nos Emirados Árabes Unidos, foram realizadas reuniões com cinco fundos soberanos de investimentos, três ministros e uma agência de pesquisa e desenvolvimento. Em Abu Dhabi, a delegação se encontrou com o Fundo para o Desenvolvimento de Abu Dhabi (ADFD), Al Dhara Holding, ADQ, International Holding Company e o grupo Agthia.

Em Dubai, Fávaro teve encontros com os ministros de Comércio Internacional, Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, de Cooperação Internacional, Reem Ebrahim Al Hashimy, e com o Subsecretário do Ministério de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente, Mohammed Al Nuaimi. Uma mesa redonda também ocorreu no Centro Internacional de Agricultura Biosalina (ICBA), que estabelecerá uma parceria com o MAPA e a Embrapa para cooperação na área de tecnologia e inovação agrícola.

Durante a missão no país, foi criado um grupo governamental de trabalho para estruturar uma parceria entre Brasil e Arábia Saudita visando à intensificação da produção de alimentos com segurança alimentar e climática. No âmbito desse país, Fávaro se reuniu com o ministro de Meio Ambiente, Água e Agricultura, Abdulrahman Abdulmohsen A. Al Fadley, que abriu o mercado saudita para a importação de carnes de caprinos brasileiros.

Foram também realizadas negociações para a regionalização do protocolo de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). Para investir no programa de recuperação de pastagens do Brasil, a equipe do MAPA se reuniu com representantes da Sabic Agri-Nutrients e da Companhia Saudita de Investimento em Agricultura e Pecuária (Salic).

No Japão, a missão focou especialmente na regionalização do protocolo da IAAP. Fávaro se encontrou com os ministros da Agricultura, Florestas e Pesca, Tetsuro Nomura, e da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, Katsunobo Kato. Após esses encontros, o Japão concordou com a solicitação brasileira de regionalizar a suspensão da importação de produtos de frango por municípios.

Durante esta etapa, foi renovada a parceria entre o Brasil e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), juntamente com a Embrapa e o BNDES, para o programa de recuperação de pastagens. Reuniões com grandes empresas como Toyota, Sumitomo e Mitsui para parcerias em sustentabilidade também ocorreram no país, além de um seminário sobre oportunidades e parcerias na indústria de proteína animal.

A missão teve início em Seul, capital da Coreia do Sul, onde o Ministro Carlos Fávaro apresentou oportunidades de cooperação junto aos Ministérios da Agricultura, Alimentos e Assuntos Rurais, e de Segurança dos Alimentos e Medicamentos, além de buscar investimentos em reuniões com o Korea Eximbank.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.