19/11/2024 às 09h41min - Atualizada em 19/11/2024 às 09h41min

​Cúpula do G20 reafirma metas do acordo de Paris e cobra mais financiamento climático

Documento final do encontro no Rio de Janeiro também aborda ações contra a fome, a pobreza e a crise ambiental

- Da Redação, com Agência Brasil
(Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil)
A Cúpula do G20, que teve início nesta segunda (18), no Rio de Janeiro, reafirmou o compromisso das nações do grupo com as metas estabelecidas no Acordo de Paris, com destaque para o objetivo de limitar o aumento da temperatura global para abaixo de 2ºC. O documento, divulgado no fim do primeiro dia de evento, também trouxe à tona a necessidade urgente de ampliação dos investimentos em ações climáticas e financiamento para os países em desenvolvimento.
 
Ao longo do encontro, o Brasil, presidente do G20 este ano, buscou consolidar um consenso entre as potências sobre os desafios impostos pela mudança climática, como a perda de biodiversidade, a degradação dos oceanos e do solo e a poluição. A declaração final estabelece metas ambiciosas, como triplicar a capacidade global de energia renovável e finalizar negociações sobre a poluição plástica até o final de 2024.
 
Além disso, a declaração abordou a tributação de super-ricos, tema polêmico que vem sendo defendido pelo Brasil como uma forma de financiar iniciativas sociais e ambientais. A proposta enfrenta resistência, principalmente dos Estados Unidos, que argumentam pela soberania tributária de cada país.
 
Embora a Argentina tenha manifestado reservas em relação à Agenda 2030, o país assinou a declaração final, sinalizando um apoio às diretrizes globais de desenvolvimento sustentável. O encontro, que chega ao fim nesta terça (19), também destacará a necessidade de reformas nas instituições globais de governança e um esforço conjunto para reduzir as disparidades econômicas e sociais entre as nações.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.