07/11/2024 às 10h08min - Atualizada em 07/11/2024 às 10h08min

Relações comerciais dos EUA com a China pode beneficiar o setor de carnes do Brasil

Analista vê oportunidades para carnes suínas e de frango brasileiras devido a tensões comerciais entre Estados Unidos e China

- Da Redação, com Safras & Mercado
Foto: reprodução
A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos pode trazer boas notícias para o setor de carnes do Brasil, especialmente para as exportações de carne suína e de frango. Segundo Fernando Iglesias, analista e consultor de Safras & Mercado, a possível intensificação das tensões comerciais entre os EUA e a China pode abrir espaço para o Brasil se beneficiar dessa disputa.

Iglesias explica que, com o endurecimento das relações comerciais entre os dois países, a China já está buscando alternativas, estreitando os laços comerciais com a União Europeia e o Canadá. Isso ocorre em meio a altas tarifas sobre os carros elétricos e outros produtos norte-americanos. Nesse contexto, o Brasil, como um dos maiores exportadores mundiais de carne, poderia ganhar competitividade, principalmente no mercado de carnes suínas e de frango, produtos nos quais os Estados Unidos ainda mantêm força de exportação.

O analista destaca que, embora o rebanho bovino dos EUA tenha diminuído para seu menor nível desde a década de 1950, tornando a carne bovina americana menos competitiva no mercado global, a carne de frango e suína ainda são segmentos onde os Estados Unidos competem fortemente. Assim, um agravamento da relação comercial com a China pode resultar em maior demanda pelos produtos brasileiros, ampliando as exportações do Brasil nesse segmento.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.