11/11/2024 às 11h11min - Atualizada em 11/11/2024 às 11h11min
COP29: conheça termos e siglas usados nas negociações climáticas
Evento no Azerbaijão contará com lideranças globais para discutir ações contra a mudança climática
- Da Redação, com Agência Brasil
Foto: Reprodução / Redes sociais A capital do Azerbaijão, Baku, recebe a partir desta segunda-feira (11) a 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), o maior encontro global de tomada de decisões sobre a crise climática.
Durante o evento, que se estende até o dia 22 de novembro, líderes de 198 países e da União Europeia se reunirão para discutir soluções sustentáveis, como a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação aos impactos das mudanças climáticas.
As negociações serão facilitadas pelo uso do inglês e de diversas siglas e termos técnicos. Conheça alguns dos principais termos e siglas que serão fundamentais para as discussões que visam definir ações concretas para mitigar os impactos da crise climática e atingir as metas globais de sustentabilidade.
Acordo de Paris: Lançado na COP21 (2015), visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa globalmente e foi ratificado pelo Brasil em 2016.
Artigo 6 do Acordo de Paris: Trata da criação de um mercado de carbono global.
CMA e CMP: Conferências das Partes do Acordo de Paris e do Protocolo de Quioto, respectivamente, que discutem as negociações e ações dentro desses acordos.
COP: Conferência das Partes, iniciada em 1995, com o objetivo de combater o aquecimento global.
NDC: Contribuições Nacionalmente Determinadas, que são metas de redução de emissões estabelecidas pelos países.
NCQG: Nova Meta Quantificada Global de Finanças, busca substituir o financiamento climático anterior.
UNFCCC: Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, estabelecida em 1992, para reduzir as emissões globais.