11/11/2024 às 10h56min - Atualizada em 11/11/2024 às 10h56min
Eleição de Trump reacende guerra comercial e impacta mercado de soja
Mudança no governo dos EUA aumenta incertezas e pode beneficiar exportadores brasileiros
- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Reprodução A reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos reacendeu preocupações sobre uma possível guerra comercial com a China, o que pode impactar o mercado global de soja. Conhecido por sua política "America First", Trump pode retomar medidas protecionistas que desfavoreçam o comércio agrícola com a potência asiática, como observado em seu primeiro mandato.
Segundo o analista Élcio Bento, da Safras & Mercado, o retorno de Trump ao poder deve reacender tensões que afetaram fortemente o setor, já que a China reduziu suas importações de soja americana e passou a adquirir volumes maiores do Brasil, beneficiando os produtores brasileiros. A volta das tarifas e sanções contra produtos agrícolas americanos, estratégia adotada por Trump para proteger a produção nacional, tende a gerar instabilidade e oscilações nos preços globais, como ocorreu anteriormente.
Além disso, a expectativa de um dólar mais fraco sob o comando republicano poderia favorecer as exportações dos EUA, colocando pressão sobre concorrentes como Brasil e Argentina. Porém, diante de um cenário de possíveis sanções e barreiras comerciais, o Brasil poderia expandir ainda mais sua participação nas exportações de soja para a China.