14/09/2022 às 09h33min - Atualizada em 14/09/2022 às 09h33min

XP Investimentos considera que mercado favorece momento de carnes de boi e aves

Analistas da XP Investimentos enxergam um bom momento para a pecuária bovina brasileira. Em relatório da Consultoria de Investimentos, eles relacionam este cenário aos baixos custos de produção, com a virada do ciclo do gado e a grande demanda internacional da Ásia e dos Estados Unidos, pela carne brasileira.

Os escritores do relatório anotam, no entanto, que a valorização do real frente ao dólar pode afetar o setor de frigoríficos exportadores. Eles relatam que 76% das receitas do segmento são em dólar e as críticas internacionais ao desmatamento no Brasil também têm impacto nas negociações, por afastar alguns países importadores.

Para os analistas, “um fluxo de notícias negativas pode afetar as ações do setor e a percepção dos investidores, mas reconhecemos as iniciativas das empresas dentro da agenda ESG (Ambiental, Social e Governança)”.

 

Frango

O mesmo relatório também vê um cenário positivo para as exportações da carne de frango do Brasil. O documento publicado na última segunda-feira (12), é dirigido aos investidores das carteiras agrícolas na Bolsa de Valores.

Leonardo Alencar e Pedro Fonseca, que fizeram o relatório, dizem que “um alinhamento perfeito cercou o setor avícola devido aos preços mais baixos das rações, além da gripe aviária e da crise Rússia/Ucrânia que afetou negativamente a oferta, enquanto o trade-down em busca de proteínas mais baratas está impulsionando a demanda e sustentando os preços”.

“Portanto, somos da opinião de que o momento mais beneficia os players expostos à avicultura”, concluem.

O documento da XP foi conhecido na cobertura das ações da Minerva Foods. Eles recomendam a “compra” dos papéis e consideram que a geografia e a plataforma de exportação da Minerva agregam um poder de arbitragem único entre os frigoríficos brasileiros, com ótimos resultados.

No entanto, a Consultoria de Investimento considera as ações da JBS como a principal escolha no segmento frigorífico. Os motivos são sua plataforma global e portfólio em expansão, o que devem fornecer “uma resiliência rara”.

A BRF teve os papéis alterados de “neutra” para “compra”, com a melhora nos fundamentos da empresa, “com espaço para surpresas positivas da nova gestão”. Assim como para a Marfrig, uma vez que as ações da companhia estão sendo negociadas com desconto excessivo na avaliação dos analistas.

 

Da Redação, com CarneTec

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.